RESUMO
Como podemos aumentar a satisfação do cliente e a conversão de um e-commerce omnichannel?
ESCOPO
UX/UI Design
Ecommerce
Impacto/resultados nos negócios
ANO
2019
DURAÇÃO
3 meses
CONTEXTO
Apesar de já muito bem estabelecida no comércio offline, a empresa sentia necessidade de melhorar sua performance e vendas no online, que foi iniciada em 2011.
Ao iniciar o serviço de Evolução com a agência, foram identificadas muitas limitações na loja em função do código antigo. Com cada dia mais clientes conectados, melhorar o site era uma questão fundamental.
SOLUÇÃO
Sugerimos que fosse realizada todo o redesign do site, criando assim uma plataforma de experiência do cliente capaz de atuar como seu ponto de contato digital central e dar suporte às jornadas do consumidor omnichannel para garantir uma experiência de compra perfeita.
Objetivos do projeto
ENTENDENDO O CONTEXTO
Começando pela pesquisa
Antes de recrutar pessoas para conversar, decidimos fazer uma pesquisa no formato Desk Research para coletar mais alguns dados para entender o mercado brasileiro, ainda que em um estágio inicial.
Consultamos pesquisas realizadas a recorrendo a dados já existentes e encontramos informações de grande importância a respeito do comportamentos dos usuários da loja.
Dados sobre o perfil do consumidor Lebes
Por que adotar uma abordagem omnichannel é importante?
Levantando hipóteses
A primeira abordagem foi entender as dores dos clientes e a percepção que eles possuem sobre a empresa e seus canais de vendas.
A escolha da matriz CSD se deu justamente por não possuir muitas informações definidas e por ter muitas dúvidas sobre as percepções dos usuários em relação à Lebes. Também serve para deixar todos na mesma página de compreensão do problema e ajuda a ter uma breve visão das informações não estruturadas que podem ser validadas em outros métodos de pesquisa.
COLETANDO MAIS INSIGHTS
Entrevistas com usuários
As entrevistas ajudam a trazer mais insights sobre as necessidades do usuário e a validar as suposições iniciais da persona. Naquele momento, reuni informações sobre usuários reais e procurei tornar minha pesquisa mais assertiva.
Descobertas
Para definir como começar a trabalhar em uma solução, selecionei alguns resultados de pesquisas que percebo serem comuns às pessoas.
Pontos de dor identificados
Persona
Criar uma persona me ajudou a estruturar onde eu poderia direcionar os esforços e dores a partir da entrevista inicial com os usuários.
Mapeando a jornada dos usuários
Com base na pesquisa de usuários realizada até agora, criei um mapa da jornada do usuário para criar empatia com o usuário do site, identificar desafios (pontos específicos) que eles podem encontrar ao usar este produto, também tentar prever suas emoções durante todo o curso de conclusão de uma tarefa baseada nas informações coletadas até o momento.
Análise competitiva
Para avaliar os pontos fortes e fracos da Lebes em termos de modelo de negócio e recursos, realizei uma análise de concorrentes diretos e indiretos.
O time de negócios nos enviou uma lista de concorrentes, que contribuiu para que eu conseguisse identificar onde a Lebes está tendo um bom desempenho e onde pode melhorar quando se trata de oferecer uma boa experiência de compra em seu site.
Oportunidades
Oportunidades identificadas a partir das análises e pesquisas
Solução final
O projeto de redesign do site foi focado tanto em um novo layout, mais amigável, como também em criar um código mais funcional e limpo.
Com a criação de um novo código, ficou mais simples e fácil a implementação de novas funcionalidadesà loja, o que resultaria também em uma melhor experiência aos usuários.
Menu de departamentos
Dentre os pontos levantados a partir da análise, foi possível identificar quais eram os conteúdos de menor interesse dos usuários e como otimizar as áreas de maior visualização.
A listagem fixa de departamento foi substituída para um menu hambúrguer e um carrossel com os ícones dos departamentos foi inserido. Com esta mudança, a dobra principal passou a ter mais espaço, ao qual foi adicionado um banner promocional e também vitrines. São mais produtos expostos!
Resultados
O novo projeto foi colocado no ar com novas funcionalidades, inclusive com omnichannel. Os resultados obtidos foram fantásticos! O redesign trouxe maior engajamento dos usuários o número de visitantes recorrentes aumentou em 10%, assim como o tempo de navegação no site e o número de páginas visitadas.
“Foi realizado um trabalho muito completo de reformulação da versão mobile do nosso site. Inicialmente, fez um diagnóstico analítico da plataforma e posteriormente sugeriu melhorias. Ainda trabalhamos continuamente na análise de performance da nova versão. Um projeto que foi acompanhado de ponta a ponta e que gerou resultados extremamente significativos. Além do comprometimento com as entregas, o ótimo relacionamento com o time também agrega na qualidade do serviço.”
Mila Bastos
Coordenadora de Marketing Digital das Lojas Lebes
Selected Works
Alexandre de Parisecommerce redesign
SocialTech Saas WebsiteUx/Ui Design
Dotz - Painel Meu VarejoDashboard - CRM Pannel
LebesEcommerce Redesign
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