ESCOPO

UX/UI Design

CRM / Dashboard Design

ANO

2022

DURAÇÃO

6 meses

RESUMO

Dotz Meu Varejo: uma plataforma que dá acesso a dados sobre comportamento do consumidor

OVERVIEW

A Dotz, ecossistema que oferece benefícios para as pessoas por realizarem compras e pagamentos, lançou a plataforma Meu Varejo, que promete ajudar, por meio de informações sobre performance, campanhas promocionais dos consumidores e insights a engajar clientes e aumentar vendas. Isso, baseando-se em dados disponibilizados, facilitando a tomada de ações e a gestão da estratégia.

Se antes tais indicadores só podiam ser acessados de forma manual, agora aparecem de maneira automatizada, em tempo real e disponibilizada de forma gratuita para as empresas parceiras.

evidencia0

DESAFIO

Criar uma plataforma capaz de ajudar a tomada de decião do público varejista, que seja capaz de fornecer informações sobre performance, campanhas promocionais dos consumidores e insights a engajar clientes e aumentar vendas. Isso, baseando-se em dados disponibilizados, facilitando a tomada de ações e a gestão da estratégia.

Project goals

1

Fornecer informações sobre performance, campanhas promocionais  a fim de engajar clientes e aumentar as vendas.

2-1

Atuar como ferramenta de fidelização, estreitando o relacionamento dos parceiros varejistas com a Dotz.

3-1

Facilitar o dia-a-dia o trabalho das equipes de CRM e executivos de vendas.

4-1

Criar uma plataforma que seja de fácil uso, onde qualquer pessoa possa criar ou simular um campanha de CRM.

A-1
B-1

Solução

Iniciamos o projeto pelo fluxo de criaçao de campanhas de CRM, que tem como proposta de valor reduzir o esforço atual para a área de CRM da Dotz e Comercial. que atualmente dispensam muito tempo agendando reuniões para fazerem alinhamentos de como serão configuradas as campanhas de CRM, onde após todos os alinhamentos, a equipe de CRM repassa as informações da campanha para a rea de negócio, que finaliza o cadastro das campanhas.

Criamos uma proposta de fluxo leve e simplificado, onde a propria area de negocio seja capaz de cadastrar a campa ha junto com a área comercial, sem intervenção da equipe de CRM.


Entrevistas em profundidade

As entrevistas me forneceram descobertas significativas para que eu conseguisse identificar e pontos que são claramente importantes para os usuários. Aqui estão alguns pontos que reuní:

Insights coletados

O usuário final mudou - Ao longo do tempo, o objetivo da plataforma mudou: ela nasceu como um sistema direcionado ao autoserviço de poucos varejistas, onde eles próprios pudessem fazer as contratações das campanhas de marketing e CRM para os seus negócios

Estratégia alinhada e centralizada no painel - Os stakeholders do projeto esperavam que a plataforma de Varejo da Dotz concentrasse todas as informações em apenas um lugar. Atualmente várias áreas sao envolvidas no processo de contratação de uma campanha, o que gera ruído na comunicação e informações podem ser perdidas, gerando problema no relacionamento com o cliente.

Autonomia do parceiro só em segundo momentoApesar de ser uma das atividade do Consultor Dotz, apresentar as melhores estratégias para o negócio do varejista, o cenário ideal é que o parceiro também possa simular, criar e monitorar as melhores campanhas de acordo com o seu gosto de forma independente. Hoje essa visão não é factível, pois os parceiros nao possuem um time especializado em CRM e análise de dados.

Matriz CSD

Para documentar as informações e suposições levantadas até o presente momento, eu utilizei uma matriz CSD, essa ferramenta serviu para dar contextualizar todo o time a cerca das informações que iríamos trabalhar ao longo do projeto.

matriz-1

Personas

As etapas anteriores serviram como insumos para a criação das personas envolvidas no processo de criação de campanhas. Para segmentar o fluxo de trabalho da equipe, elas foram segmentadas em personas primárias (que utilizarão a plataforma no cotidiano) e a secundárias (que serão impactadas ao longo do uso da plataforma).

persona1-1
macth1-2
persona2-2
macth2-1
img-1
S1
S2
S3
S4
S5
S6
results

Selected Works

Alexandre de Parisecommerce redesign

Dotz - Painel Meu VarejoDashboard - CRM Pannel

LebesEcommerce Redesign

Lets' talk?

If you feel like I would be a good fit for your project, or you would just like to have a chat, please drop me an email, I can't wait to hear from you.